Alunos da APAE de Ilhéus vão participar da IX OlimpÃada Estadual
De 12 a 15 de novembro, a Associação dos Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE) de Ilhéus, vai participar da IX Olimpíada Estadual que será realizada em Jequié, com 13 alunos de Ilhéus inscritos para competição nas modalidades de futsal, natação e atletismo.
Os alunos foram submetidos a pareceres médico, psicológico e psicopedagogo, já realizados. De acordo com o médico voluntário que assistiu os apaeanos, e também conselheiro da APAE, Dr. Antônio Carlos Rabat, “os pareceres de todos os alunos que vão participar das olimpíadas precisam ser emitidos para a identificação dos que tomam medicamentos, têm algum tipo de alergia ou já apresentaram alguma crise convulsiva, de modo que oriente à equipe que vai acompanhá-los”, afirmou o médico voluntário.
De acordo com a diretora da APAE Vitória Penalva, “geralmente encontramos dificuldades para encontrar um médico para emitir estes laudos. Mas quando informamos ao nosso conselheiro Dr. Rabat que precisamos de ajuda médica, ele se prontificou com muita boa vontade como tem sido ao longo dos últimos anos”.
A educação física dos apaeanos de Ilhéus é conduzida pela estagiária Daniele Silva, e a ida deles para Jequié conta com o apoio de empresas para o auxílio no transporte, como a Minas Norte e Livitec.
“Na Olimpíada Nacional realizada no ano passado, nossos alunos foram classificados, mas não puderam ir por falta de patrocínio. Graças a Deus, temos hoje encontrados pessoas solícitas e que tem nos ajudado bastante na inclusão social e também através do esporte, como o projeto AMA da Uesc, que trabalha com a realização de atividade motora adaptada, e o SESI, que têm oferecido os treinos de natação para os alunos da APAE. Agradecemos de coração a todos que nos ajudam”, afirmou a diretora da APAE, Vitória Penalva. Ela informa que a APAE está recepcionando doações para custear a viagem dos alunos. Interessados podem procura-la na sede da APAE de Ilhéus, no Hernano Sá, próximo á Central de Abastecimento, ou pelo telefone: (73) 3632-3157